SulAmérica promove o envelhecimento saudável.

SulAmérica promove o envelhecimento saudável, com o Saúde Ativa.

Ações do programa Saúde Ativa apontam redução de 20,07% nos riscos em ambiente domiciliar e de 32,22% na ocorrência de quedas no último ano

São Paulo, 30 de setembro de 2014 – Levantamento da SulAmérica com base no Programa Idade Ativa, criado pela companhia para promover o envelhecimento saudável de segurados da terceira idade, mostra que houve diminuição de 20,07% nos riscos em ambiente domiciliar a de 32,22% na ocorrência de quedas dos participantes no último ano. O número de idosos com acompanhamento médico apenas parcial ou inadequado caiu 55,97% e a adesão aos exames de rotina teve queda do risco de 31,49%. Outro índice que apresentou melhora foi o sedentarismo, com declínio de 29,4%, reflexo das orientações fornecidas pelo programa à população assistida.

A SulAmérica relaciona os resultados positivos a orientações multidisciplinares oferecidas por profissionais de saúde especializados na assistência ao idoso, por meio de ligações telefônicas e visitas domiciliares. Detectados os riscos pela equipe, é iniciada a fase de recomendações ao segurado e seus familiares para o desenvolvimento de práticas cotidianas mais saudáveis. São feitas orientações quanto ao risco de queda, risco em domicílio, risco nutricional, suporte familiar, lazer, atividade física, função cognitiva, acompanhamento médico de rotina, saúde bucal, vacinação, entre outros.

Atualmente com abrangência nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco para segurados da terceira idade, a companhia também aponta outro resultado positivo desde o início do programa: o risco da autopercepção da saúde dos idosos com classificação péssima, má ou regular, reduziu em 50,2%, quando comparado com as avaliações iniciais. A percepção que o idoso tem da própria saúde é um indicador que está associado aos índices de mortalidade, morbidade e internações hospitalares.

“Identificar riscos e doenças a tempo de tratá-los e controlar os costumes do dia a dia de forma correta são essenciais para evitar enfermidades no futuro. Com o Idade Ativa, os segurados foram auxiliados pela SulAmérica em vários quesitos e tiveram índices salutares elevados”, diz o vice-presidente de Saúde e Odonto, Maurício Lopes.
Os resultados apresentados fazem parte de um comparativo dos indicadores de saúde em dois momentos distintos: no início do programa, e após no mínimo 12 meses de participação dos segurados.

Atualmente, a SulAmérica conta com 5.300 participantes ativos. Ao todo mais de 8.800 pessoas já se beneficiaram com o programa.

Sobre o Idade Ativa

O Idade Ativa faz parte do conjunto de programas do Saúde Ativa, lançado em 2002 para clientes dos planos individual e PME seguradas pela SulAmérica. Contempla uma série de ações de prevenção a doenças por meio do Gerenciamento de Fatores de Risco à Saúde. Dentro do Saúde Ativa, existem também os programas Orientação à Saúde (destinado a portadores de doenças crônicas) e Emagrecimento Saudável (destinado a obtenção de hábitos alimentares mais saudáveis e à maior adesão às atividades físicas).